e saíram as indicações ao Oscar 2009…

22/01/2009 at 21:26 2 comentários

Conforme esperado, O Curioso Caso de Benjamin Button e Quem Quer Ser Um Milionário? (o título escolhido pela distribuidora brasileira não parece nome de programa do SBT?) foram os filmes que receberam o maior número de indicações, 13 e 10 respectivamente, e dividem o favoritismo aos prêmios máximos. No mais, não houve grandes surpresas, com algumas excessões. Vamos à lista:

MELHOR FILME

O Curioso Caso de Benjamin Button

Frost / Nixon (com previsão de estréia para 20 de fevereiro)

Milk – A Voz da Igualdade (com previsão de estréia para 6 de fevereiro)

O Leitor (com previsão de estréia para 6 de fevereiro e, digamos, este sim é a surpresa da categoria)

Quem Quer Ser Um Milionário? (ainda sem data definida de estréia no Brasil)

Minha aposta: O Curioso Caso de Benjamin Button

Minha torcida: O Curioso Caso de Benjamin Button (apesar de toda a euforia por Quem Quer Ser Um Milionário?, este tem mais cara da Academia e é realmente um filme digno de premição)

MELHOR ATOR

Richard JenkinsThe Visitor (sem data de estréia definida)

Frank LangellaFrost / Nixon

Sean PennMilk – A Voz da Igualdade

Brad PittO Curioso Caso de Benjamin Button

Mickey RourkeO Lutador (estréia prevista para 6 de fevereiro)

Minha aposta: Mickey Rourke

Minha torcida: Brad Pitt (admiro esse cara por ter a coragem de fugir do estereótipo de galã que se aproveita da beleza pra fazer somente filmes que agradem à mulherada. Um ator esforçado que entra em projetos ousados, autorais e é sem dúvida talentoso)

MELHOR ATRIZ

Anne HathawayO Casamento de Rachel (estréia prevista para 13 de fevereiro)

Angelina JolieA Troca

Melissa LeoRio Congelado (estréia prevista para 9 de abril)

Meryl StreepDúvida (estréia prevista para 6 de fevereiro)

Kate WinsletO Leitor (e aqui está a maior surpresa desta categoria. Embora seja a favorita, esperava-se que Kate fosse indicada por Foi Apenas um Sonho nesta categoria e como Atriz Coadjuvante por O Leitor )

Minha aposta: Kate Winslet

Minha torcida: Kate Winslet (a coitada é sempre ótima atriz, teve várias indicações antes e nunca ganhou. Merece, né?)

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Josh BrolinMilk – A Voz da Igualdade

Robert Downey Jr.Trovão Tropical

Philip Seymour HoffmanDúvida

Heath LedgerO Cavaleiro das Trevas

Michael ShannonFoi Apenas um Sonho

Minha aposta: Heath Ledger

Minha torcida: Heath Ledger (o cara fez mesmo um trabalho memorável)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Amy AdamsDúvida

Penélope CruzVicky Cristina Barcelona

Viola DavisDúvida

Taraji P. HensonO Curioso Caso de Benjamin Button

Marisa TomeiO Lutador

Minha aposta: Penélope Cruz

Minha torcida: Penélope Cruz (merece, né? Tá ganhando todos os prêmios da crítica e provou que é mesmo uma atriz de verdade, fora que os filmes do Woody Allen costumam dar sorte às candidatas nesta categoria)

MELHOR DIREÇÃO

Danny BoyleQuem Quer Ser Um Milionário?

Stephen DaldryO Leitor (este é um caso único: o cara só dirigiu três filmes e foi indicado ao Oscar todas as vezes)

David FincherO Curioso Caso de Benjamin Button

Ron HowardFrost / Nixon

Gus Van SantMilk – A Voz da Igualdade

Minha aposta: Danny Boyle

Minha torcida: David Fincher (assim como seu principal “oponente”, este cara passa por diversos gêneros e sempre deixa sua marca. Mesmo que este seja seu filme “menos ousado”, ainda assim demonstra o talento com que sabe guiar uma história)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Courtney HuntRio Congelado

Mike LeighSimplesmente Feliz

Martin McDonaghNa Mira do Chefe

Dustin Lance BlackMilk – A Voz da Igualdade

Andrew Stanton, Pete Docter e Jim ReardonWall-E

Minha aposta: Wall-E

Minha torcida: Wall-E (essa vitória seria mais do que merecida. A obra-prima do ano tem um primor de roteiro)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Eric Roth e Robin SwicordO Curioso Caso de Benjamin Button

John Patrick ShanleyDúvida

Peter MorganFrost / Nixon

David HareO Leitor

Simon BeaufoyQuem Quer Ser Um Milionário?

Minha aposta: Quem Quer Ser Um Milionário?

Minha torcida: Quem Quer Ser Um Milionário? (geralmente é assim: o filme “independente” do ano, aquele que todo mundo adora e tá indicado também como Melhor Filme, acaba levando o Oscar de Roteiro. Como eu torço para que O Curioso Caso de Benjamin Button vença na categoria principal, torço por este nesta)

MELHOR FOTOGRAFIA

Tom SternA Troca

Claudio MirandaO Curioso Caso de Benjamin Button

Wally PfisterO Cavaleiro das Trevas

Roger Deakins e Chris MengesO Leitor

Anthony Dod MantleQuem Quer Ser Um Milionário?

Minha aposta: O Cavaleiro das Trevas

Minha torcida: O Curioso Caso de Benjamin Button (fazer luz de várias épocas, ainda mais num filme que envolve inúmeros efeitos visuais e ainda tem atores com maquiagem pesada – e consegue deixá-los com aspecto natural – não é pouca coisa não)

Como esse post ficou muito longo e é chatinho ficar linkando tudo (acho legal, mas demora), continuo com as outras categorias amanhã. ;o)

Entry filed under: Dos outros com fuxicos meus. Tags: , .

não teve como não achar graça boa noite, mesmo com o céu encoberto….

2 Comentários Add your own

  • 1. marta  |  23/01/2009 às 18:42

    Você torcendo pra Penélope?? rsss…

    Desculpa, não resisti!! hahahaha!!

    =**

    Responder
    • 2. Nefelibata  |  23/01/2009 às 18:45

      Pois é… quem diria, né?

      ;o*

      Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


janeiro 2009
D S T Q Q S S
    fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

