quem não gosta de samba…

28/01/2009 at 22:49 1 comentário

Pois é, segundo a grande maioria (digamos que 98% da população brasileira – tô enganado?) de meus coterrâneos, posso ser considerado mau sujeito, ruim da cabeça e doente do pé. Digamos que os dois últimos adjetivos até possam ser associados à minha pessoa, afinal, quem que fez faculdade de cinema num país como o nosso e ainda fantasia coisas (tanto que se auto-apelida Nefelibata) pode ser considerado bom da cabeça? E posso não ter doenças no pé, mas a idade me faz sentir bastante dores nos joelhos… Mas daí vir a ser um mau sujeito eu já discordo!

Ok, samba é uma das tradições de nosso país, expressão de nossa musicalidade, exaltação tão aguardada e merecida de um povo sofrido que tem nessa época a oportunidade de extravasar e “ser feliz”. E daí? Primeiro que, pra grande maioria das pessoas, o ser feliz no carnaval é encher a cara e sair pegando um monte de gente, coisa que qualquer um pode fazer em qualquer época do ano, depende da disposição e do caráter de cada um. Segundo que, só por ter nascido neste país, eu sou obrigado a gostar de tudo que foi criado nele? Pensando dessa forma, eu deveria ser fã das mulheres-frutas, dos bailes funks, da corrupção política…

Falo e assumo, sem vergonha nem pudor algum, que ODEIO samba, carnaval, batucada, pagode, micaretas, axé e similares. Não curto, nunca curti e acho que não haverá milagre que me faça mudar de gosto. Simplesmente não me sinto bem, é um som que não me agrada, geralmente tocado em lugares com “climas” que não curto e pessoas que, na maioria das vezes, não têm nada a ver comigo. Não é papo de “sou elitizado” ou “tenho gosto mais refinado”. Eu só nasci assim, ué!

Me lembro que, desde pequeno, havia bailinhos de carnaval nas escolas em que estudei. Todos os meus coleguinhas ficavam animados com suas fantasias e eu lá, quieto no meu canto, achando aquilo tudo um saco. Sempre achei as músicas chatas, num ritmo que não me empolga nem um pouco – samba-enredo então, putz…! Aquela eterna repetição de versos nada a ver me irrita.

Ontem fui convidado para ir a um “sambinha” e ouvi muitas críticas ao declarar minhas opiniões a respeito do assunto. Tenho culpa eu se nasci assim? E olha que eu não falo essas coisas da boca pra fora: já fui em quadra de escola de samba, já fui no sambódromo, já fui em bloco de carnaval, já fui em bailes… De nada adiantou. Prefiro ficar em casa morrendo de tédio sem ter o que fazer do que ir para um lugar de samba – onde, além do tédio aumentar ainda mais, meu nível de intolerância e irritabilidade cresceriam, em doses cavalares, a cada batuque que eu escutasse.

Pra quem gosta, é ótimo, mas não pra mim. No dia que alguém me vir num lugar desses bastante animado, pode chamar uma ambulância e mandar me internar, porque aí sim eu estaria bastante ruim da cabeça.

Entry filed under: Meu mesmo. Tags: , .

chanel 9 neus e pode?

1 Comentário Add your own

  • 1. marta  |  29/01/2009 às 4:29

    Te entendo e respeito. E acho um saco as pessoas ficarem de preconceito pq vc não curte.

    Tenho lá meus limites com o samba (sempre lembro de uma amiga falando qdo não aguentava mais ouvir sambinha num reveillón: “para tudo há um limite, inclusive para o samba”). Não gosto do clima do carnaval, não gosto desses blocos que viraram micaretas, não curto pagode e menos ainda axé.

    Gosto de um bom samba (samba mesmo) e te digo que o clima é muito legal. Alto astral mesmo. Pessoas felizes dançando e apenas isso. Pelo menos foi assim nos shows que fui da Roberta Sá e no sambinha do Conversa de Malandro.

    =)

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


janeiro 2009
D S T Q Q S S
    fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

