eleições 2010 – constatações particulares

30/09/2010 at 17:00 Deixe um comentário

GRAÇAS AO MEU BOM DEUS hoje é o último dia de propaganda eleitoral na TV e no rádio. Foram semanas intermináveis daquela ladainha de sempre, com os inacreditáveis candidatos que mais parecem humoristas, as pseudo-celebridades querendo ingressar na carreira política, as velhas raposas que dominam o quadro político nacional desde sempre e seus descendentes e pupilos tentando perpetuar a roubalheira generalizada a qual, infelizmente, nos acostumamos.

Nesse ano também  testemunhamos uma das campanhas mais sujas já feitas. O candidato à presidência José Serra apelou, como todos os seus antecessores tucanos, e deu vários tiros nos próprios pés. Foram “escândalos” atrás de “escândalos”, alardeados pelo candidato e por seus porta-vozes, defensores, aliados e veículos de comunicação. Já havíamos visto esse filme antes, desde o embate Collor x Lula, mas nunca com tanta veemência quanto agora, a ponto de um jornal assumir em seu editorial o que todo mundo já tava cansado de saber (seu apoio ao ex-governador paulista). Até uma ex-amante pra candidata petista tentaram arrumar, como se o fato dela ser supostamente lésbica pudesse desqualificá-la para o cargo, assim como o fato dela ser petista, comunista, terrorista, assassina, ladra, comedora de criancinhas e tantas outras coisas que atribuiram a ela – nenhuma delas comprovada, a não ser sua filiação ao PT. Chegou-se ao cúmulo de falsificarem e noticiarem falsas fichas criminais, fotos manipuladas de Dilma portando armas de fogo sem averiguarem a veracidade dos fatos, apenas pelo bel prazer de tentar desmontar uma candidatura que vai contra os princípios da classe dominante.

Dominante?

Estamos sendo testemunhas também de uma troca de posições. Até a última eleição, a imprensa era denominada o 4º poder. Hoje ela perdeu esse posto. A internet é o 4º poder. O acesso às informações de pontos de vista diferentes dos que nos eram empurrados goela abaixo até pouco tempo (como disse certa vez Caetano Veloso, não necessariamente com essas palavras, “não vejo o Jornal Nacional para saber o que acontece mas sim para saber como o Jornal Nacional quer que eu pense”) agora fizeram o povão, que foi incluído digitalmente nos últimos 8 anos, sacar o que era manipulação e o que era de fato real. Tenho vários amigos, conhecidos e até pessoas da família que trabalham como jornalistas, pessoas que estimo e respeito, mas confesso que tô tendo um prazer enorme em ver que o velho jornalismo tá em plena decadência, sendo desmoralizado e avacalhado por conta de sua própria irresponsabilidade. Não sei porque, às vezes acho que é até um prazer masoquista, mas adoro ler pessoas como o Noblat e o Merval (d’O Globo) e ver o quanto eles tentam não se sufocar com as palavras de seus textos retrógrados, inconsistentes, cobertos e recheados de parcialidade.

Estamos a poucos dias da eleição. Confesso também que não sou a favor de nenhum dos cadidatos atuais, não vejo luz no fim do túnel para o Rio de Janeiro (espero estar enganado e que o estado realmente prospere com todos os grandes eventos que ocorrerão nessa década) e acredito que o novo congresso terá uma das piores configurações jamais vista nesse país mas, por outro lado fico satisfeito por ver que a população, mesmo “burra”, “ignorante” e “despreparada”, não cai mais na disseminação do medo à la Bush que a grande mídia reacionária, direitista e elitista insiste em fazer.

E, GRAÇAS AO MEU BOM DEUS, ao que tudo indica, Serra e PSDB estão fora e ficarão a ver navios!!!

Anúncios

Entry filed under: Meu mesmo. Tags: .

disney para adultos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2010
D S T Q Q S S
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

%d blogueiros gostam disto: